Curupira brilha na noite do Darcy Ribeiro
O filme Curupira, de Fábio Mendonça, fechou com chave de ouro a semana de curtas-metragens na escola. É mais um presente do premiado diretor ao Assalto Cultural. A menina Clara vive oprimida. Morando em uma fazenda do interior, sua única alegria é a companhia dos animais. O dono da casa e Senhor de Clara é o cruel Coronel Epaminondas, caçador impiedoso e patrão agressivo. O que o Coronel não sabia é que sua fúria assassina despertou a atenção de Curupira, entidade protetora da floresta. O curta impressionou toda a escola, inclusive causando alguns bons sustos e gritos durante a apresentação. Obrigado de novo, Fábio, por sua gentileza e por nos impressionar com seu olhar. Para ver o filme, clique aqui!
¶ 11:00 PM0 comments
22.11.06
Uma História de Futebol no Assalto Cultural
Esse premiadíssimo filme do diretor Paulo Machline foi a pérola da noite. O curta conta histórias da infância do Rei do futebol. Zuza, companheiro de pelada, relembra as façanhas do menino Pelé nos campos de terra de Bauru. Baseado em depoimentos de Zuza, companheiro de infância de Dico (mais tarde Pelé), o filme se passa no ano de 1950, quando o time "7 de Setembro" enfrenta seu maior rival, o "Barão do Noroeste". Se você quiser ver, acesse o site PortaCurtas, no endereço: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1349 É imperdível!
¶ 11:01 PM0 comments
21.11.06
Amsterdam é o filme da noite
O Diretor Fábio Mendonça enviou, especialmente para o Assalto Cultural, dois curtas-metragens que dirigiu. O primeiro a ser apreserntado foi Amsterdam. O filme conta a trajetória de Cabeça, um rapaz de dezenove anos, assistente de tatuador e que sonha em viver na cidade de Amsterdã. Valeu mesmo, Fábio, por acreditar em nosso projeto cultural na escola e por nos hipnotizar com seu olhar sobre o cotidiano.
¶ 11:16 PM0 comments
20.11.06
Festival de Curtas-Metragens na Escola
Na semana em que começa o 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Assalto Cultural traz uma pequena mostra de curtas-metragens. O primeiro, segunda-feira, foi um documentário que o professor João e a professora Vânia fizeram sobre o projeto. Os filmes, de 15 minutos, são apresentados durante o intervalo das aulas.
¶ 11:00 PM0 comments
9.11.06
Executivos do Samba Fazem Todo Mundo Dançar Foi uma noite inesquecível! O grupo de pagode Executivos do Samba, do Paranoá, brilhou em sua apresentação no Darcy Ribeiro.
Tocando desde clássicos do samba, passando pelas mais pedidas, até composições próprias, essa revelação musical da cidade mostrou porque seus shows estão sempre lotados.
Professores, alunos e servidores caíram no samba no pátio da escola. É a comunidade do Paranoá mostrando mais uma vez a força de sua cultura.
Veja um pedacinho do show:
Valeu mesmo, Executivos do Samba, por ter presenteado o Darcy Ribeiro com um show tão maravilhoso.
¶ 9:45 PM0 comments
O Assalto Cultural é um projeto pedagógico realizado no CEF Darcy Ribeiro, na Cidade do Paranoá, Distrito federal. É um espaço cultural onde a comunidade escolar mostra seus trabalhos artísticos, seja na música, poesia, pintura, ou qualquer outra forma expressão cultural.
Se você estiver interessado em mostrar seu trabalho artístico no Assalto Cultural, basta procurar o professor João no período noturno no CEF Darcy Ribeiro, que fica na área especial da quadra 31, perto do corpo de bombeiros, trazendo algum tipo de amostra ou portifólio. Você será muito bem vindo.